Aumentando A Retenção de Clientes com Vídeos: 4 Tipos de Conteúdo que Você Pode Produzir!
- Nathalia Santana
- 27 de set. de 2022
- 4 min de leitura
Uma das coisas mais importantes para o seu negócio é a retenção de clientes. Porém, essa também pode ser uma das mais difíceis, principalmente quando você ainda não sabe sobre as estratégias que pode seguir para aprimorar essa base na sua rotina profissional.
Você sabia que a produção de conteúdo é uma ótima forma de aprimorar a retenção e fidelização dos seus clientes? Entender mais sobre esse assunto é essencial para que você consiga utilizar dos conteúdos a seu favor, e é justamente sobre isso que viemos te falar hoje!
Se quer saber mais sobre essa pauta tão importante ou entender quais tipos de conteúdo podem funcionar para fidelizar os seus clientes, é só continuar lendo esse artigo!

(Crédito da imagem: imagem própria)
Qual a importância da retenção e fidelização de clientes?
Para explicar a importância da retenção de clientes, podemos citar os dizeres de Philip Kotler, um renomado professor estadunidense com especialidade em marketing, que defende que a retenção de clientes pode ser cerca de 5 a 7 vezes mais barato do que a conquista de um novo!
Porém, esse não é o único motivo que torna essa prática importante para os seus negócios. Além dela, outros benefícios notórios que a retenção de clientes pode trazer são:
Reter clientes aumenta a propaganda boca a boca, já que seus consumidores fiéis irão te recomendar para outros conhecidos;
Há a facilitação de novos negócios entre cliente e empresa, pela pessoa já confiar em você e na sua forma de trabalho;
A retenção de clientes proporciona maior autoridade para sua marca, por conta do reconhecimento que vem em decorrência disso;
Também propicia o aumento das vendas, a medida em que você se aprofunda na conquista do seu público;
E diversas outras vantagens!
Diante disso, fica mais fácil percebermos qual a importância do marketing de retenção para o seu negócio! Agora, vamos falar um pouco mais sobre como fazer isso por meio da criação de conteúdo, para que você saiba como começar a aplicar essa estratégia nos seus negócios.
Como o conteúdo audiovisual pode ajudar na sua retenção de clientes?
Atrair as pessoas a ponto de elas fidelizarem com a sua marca é um desafio cada vez mais árduo. Assim, precisamos usar as atuais tendências a nosso favor, e hoje em dia, mais do que nunca os conteúdos audiovisuais são caminhos poderosos que podem te fazer alcançar esse objetivo.
Atualmente, o consumo desse tipo de material é praticamente intrínseco às pessoas, já que estamos sempre diante de telas. Seja por meio dos nossos computadores, das televisões ou dos celulares, os eletrônicos nos acompanham durante todo o dia, e assim, investir em conteúdo audiovisual é uma forma muito efetiva de chamar atenção do seu público.
Para te ajudar a pensar em possíveis materiais que você pode investir para construir o seu marketing de retenção, confira 4 dicas de conteúdos para aprimorar suas ações de retenção de clientes!
1. Vídeos-tutoriais
Os vídeos tutoriais são ótimos materiais para que você consiga chamar atenção do seu público. Independente do nicho que você trabalhe, com certeza devem existir algumas pautas do seu negócio que gera dúvidas, e em cima disso, alguns tutoriais podem se fazer presentes.
Esse é um tipo de marketing de retenção que chama atenção de quem se depara com esses materiais, já que é uma forma de conseguir se aproximar do seu cliente e ajudá-lo com possíveis questões sem qualquer burocracia.
Além disso, sua empresa tem chances de se tornar uma figura de autoridade dentro do segmento de atuação, justamente por disponibilizar materiais que explicam sobre as especificidades do nicho.
2. Newsletter
Outra grande estratégia de retenção de clientes é por meio de um newsletter. Existem muitas formas de fazer o seu, mas atualmente, um dos conteúdos mais funcionais para esse tipo de material, são os vídeos.
Assim, seu cliente pode consumir um conteúdo exclusivo que você preparou sem qualquer complicação. Alguns assuntos que podem ser pautas são novidades relacionadas ao mercado ou dicas importantes do segmento, por exemplo.
3. Webinars
Se está pensando em ações de retenção de clientes, um webinar também pode ser uma boa ideia para seus negócios!
Sua base se assemelha aos vídeos tutoriais, porém, aqui a experiência é ao vivo e com interações em tempo real. Isso aprimora sua proximidade com o público, além de dinamizar bastante a comunicação!
Por se tratar de um evento ao vivo, é importante preparar um marketing prévio para a divulgação do webinar. Escolha um tema, o que você vai falar sobre ele, marque a data e horário para a realização da transmissão e prepare alguns materiais para promover a ideia.
Assim, você consegue deixar seu público atento para acompanhar esse tipo de conteúdo!
4. Bastidores
Mostrar os bastidores da sua empresa é uma ótima ideia de marketing de retenção, já que isso engaja os clientes com sua marca e ajuda o público a se aproximar de você!
Por meio desse tipo de conteúdo, você traz o seu público para dentro do seu negócio, criando uma conexão maior entre vocês. Essa é uma ótima forma de garantir a retenção e fidelização de clientes!

(Crédito da imagem: imagem própria)
Como escolher a melhor produtora de vídeo para seus conteúdos audiovisuais?
Por mais que sejam ótimos conteúdos para serem usados em marketing de retenção, os materiais audiovisuais também exigem muita dedicação e cuidado para serem produzidos.
São diversas as etapas que precisam ser cumpridas para garantir um resultado final satisfatório e que seja a cara da sua empresa. Por isso, é importante ter cuidado na hora de escolher a produtora de vídeo que vai se responsabilizar por seus conteúdos audiovisuais.
Na hora de buscar pela produtora com quem vai fazer parceria, certifique-se de prezar por uma que te acompanhe em todas as etapas desse processo, que consiga entender seus objetivos como cliente e que preze pela sua marca como um todo.
Se estiver na busca pela produtora de vídeo que vai te acompanhar nessa jornada, não deixe de conhecer a Fuze Filmes!
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